O município de Ilhéus recebeu, nesta terça-feira, o treinamento dos coordenadores municipais que vão atuar no programa Despertar no ano de 2017. Durante todo o dia secretários dos municípios e coordenadores trocaram experiências e foram apresentados ao tema, que este ano é Viver Bem no Campo: Educação Ambiental, Saúde e Qualidade de Vida, e as novas propostas e ações do programa que deverão ser implantadas ao longo do ano.
O vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da FAEB, Guilherme Moura, apresentou um pouco mais da estrutura e das ações implementadas pelo Sistema FAEB e ressaltou que "o programa Despertar é uma das nossas principais prioridades, pois temos certeza que é de pequeno que começamos a mostrar a importância do setor rural e também a preocupação com o meio ambiente, que também é uma das bandeiras do produtor rural".
Durante o treinamento, os técnicos e coordenadores do SENAR BAHIA apresentaram o programa, que tem a missão de promover a educação no meio rural voltada para a responsabilidade social, como forma de provocar mudanças de valores, aliada ao compromisso cidadão e socioambiental. “O nome do programa já diz muito: Despertar! E já no primeiro momento “despertou” em mim a vontade de fazer acontecer uma educação de qualidade no campo”, pontuou Cristiane Barbosa da Silva, Secretária de Educação do município de Coaraci.
O professor Cristiano Nunes, que faz parte do programa em Buerarema, está animando com o Despertar no município. “Fiz parte do programa em 2007, como professor do campo, e tive uma grande evolução no meu planejamento pedagógico. Estou muito ansioso pelas novas propostas do programa saírem do papel para contribuirmos para o resgate da autonomia e da autoestima do homem do campo, de onde eu tenho origem.”
Amanhã Ilhéus receberá a segunda etapa do treinamento que na quinta e sexta-feira será realizado em Jequié, e nos dias 29 e 30 em Feira de Santana.
Fonte: Ascom Sistema FAEB