A coordenação de Promoção Social do Senar Bahia se reuniu, na sede do Sistema Faeb, com o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia – Seção Bahia (SBU), Ubirajara de Oliveira Barroso, para discutir e alinhar ações do Programa Saúde do Homem Rural. O programa é do Senar Central, implementado pelo Senar Bahia e tem a parceria da Sociedade de Urologia. A reunião contou com a participação do gerente Técnico, Rui Dias, e da assessora técnica da Diretoria de Formação Profissional e Promoção Social-DEPPS – Senar Central, Magali Eleutério.
A coordenadora de Promoção Social do Senar Bahia, Jaqueline Érrico, ressaltou a importância de que haja um envolvimento mais efetivo dos médicos da SBU nas ações do programa. “Ainda temos muitas dificuldades em conseguir médicos urologistas sensibilizados e disponíveis para as ações no interior da Bahia. É necessário também que haja um alinhamento das práticas, no sentido de agregar outras abordagens necessárias para a saúde do homem do campo, como incontinência urinária e disfunção erétil. É necessário também um alinhamento com relação às palestras, que estejam com uma linguagem e com figuras/fotos mais acessível a todos, independente de grau de escolaridade”.
Ubirajara de Oliveira falou sobre a importância de “agregar no exame de sangue, que já colhemos, a dosagem de testosterona que também é uma questão que impacta, sobremaneira, na qualidade de vida do homem, e que pode ser solucionado com prescrição de medicamentos”.
Outro ponto levantado pela Assessora Técnica do DEPPS foi a questão da indicação ou não do teste rápido para o PSA. “Se houvesse indicação da aplicabilidade do teste poderíamos ter mais agilidade nos encaminhamentos dos pacientes com alterações do PSA e do exame clínico (toque)”.
A equipe do Senar também se reuniu com a assessora da Secretaria Estadual da Atenção Básica, Elisa Ramos, para tratar das diretrizes da linha de cuidado pós realização do evento do Programa de Saúde. Durante o encontro foi realizado o alinhamento das ações das instituições, para que estejam de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde e alguns dos assuntos abordados foram a entrega dos testes rápidos com diagnóstico positivo pelos agentes comunitários de saúde e a regulação para os exames complementares solicitados pelos médicos no Estado.
Elisa Ramos explicou as diretrizes da regulação no Estado e se colocou à disposição para alinhar na reunião do comitê da Atenção Básica do Estado, todas as medidas que possam melhorar o atendimento prestado. A Secretaria também vai subsidiar a coordenação de Promoção Social do Senar com dados sobre a cobertura da Estratégia Saúde da Família no Estado, com recorte rural, para melhor direcionamento da atuação nos eventos de saúde.
Fonte: Ascom Sistema FAEB