Conheça a história da Família de Dona Anizelina Oliveira, Produtora Rural no município de Ipirá, Bahia.

                                                                                                  Dona Anizelina, Silvio e Mário

Na Fazenda Pombas, em Ipirá, Bahia, a proprietária e matriarca da família, Dona Anizelina Oliveira, conta com os seus dois filhos para ajudar nos negócios.  Silvio César,  46 anos, é quem administra a fazenda. O outro filho, Mário Sérgio, que reside um pouco distante da propriedade, acompanha os trabalhos sempre nos finais de semana.

                                                                                                      Feno capim buffel

Os negócios sempre foram conduzidos sem os recursos e ferramentas administrativas  necessárias para obter resultados positivos na propriedade. Por isso, os lucros nunca foram adquiridos da forma que eles imaginavam. A família então resolveu desfazer dos caprinos e ovinos e ficar somente com as vacas leiteiras. Mas, a história mudou quando eles conheceram o SENAR BAHIA, através do Consultor Técnico, Cássio Mascarenhas. Logo de imediato, com a Assistência Técnica e Gerencial, foi pontuado a importância da coleta e do registro de todas as ocorrências na propriedade. “Na verdade, isso era visto antes, mas não era realizado na prática”, ressaltou Silvio César.

                                                                                Silagem brs capiaçu armazenada em sacos.

Foram vários os benefícios com a chegada da assistência técnica do SENAR BAHIA, o primeiro deles, foi a troca dos animais, que eram pouco eficientes, por outros com uma maior produção leiteira. Eram 40 litros de leite ao dia e atualmente são mais de 100 litros/dia. Depois, o técnico mostrou a importância de ter uma máquina forrageira multiuso utilizada na ração dos animais, também a implantação de um local para a ordenha; a reserva estratégica de alimentação, na produção de feno; controle sanitário do rebanho; silagem com a cultivar de capim elefante “brs Capiaçú; cuidados do palmar e recentemente implantação de área irrigada com o milho doado pelo SENAR Bahia e a Syngenta.

                                             Irrigação do milho hibrido doado pelo SENAR BAHIA e a Syngenta.

Agora, com o conhecimento passado através do SENAR BAHIA, a família aprendeu a gerenciar melhor a sua propriedade. “Sempre acreditei que o semiárido dava certo e poderia ser lucrativo eu só não sabia como. Hoje, o SENAR BAHIA e o trabalho da consultoria técnica, com Cássio Mascarenhas, fazem parte do nosso sucesso. Fruto do comprometimento dos nossos parceiros que acreditam, assim como nós, no potencial da nossa região. Não se cresce sozinho”, garantiu.

                                                                                                Irrigação do capim  brs capiaçú.

Essa é mais uma história de sucesso. SENAR BAHIA transformando vidas no campo.