Com o objetivo de capacitar o pessoal de campo para melhor atender o seu público alvo, o produtor rural, o Senar Bahia levou treinamento a todas as regiões onde atua. O quinto e último encontro aconteceu nesta quinta-feira (7) em Itaberaba, na Chapada Diamantina.

A ação resulta de uma parceria com a Syngenta e une teoria e prática, através das dinâmicas de grupo conduzidas pelos gerentes das áreas de Educação e Promoção Social e de Assistência Técnica e Gerencial. Já a palestra, ministrada pelo médico neurologista, doutor em neurociência, Ariovaldo Alberto da Silva Júnior, e pelo engenheiro agrônomo, pesquisador de Mudança de Comportamento Humano entre pequenos produtores rurais e fundador do Projeto Mapa dos Sabores, Rafael Alberto Silva, teve a metodologia adequada ao setor agropecuário.

“É muito gratificante para nós voltarmos à Bahia para finalizar esse ciclo. Me emociono ao falar para esse público, pois meu pai foi um extensionista. Se naquele tempo ele tivesse tido a oportunidade que estamos tendo aqui, de compartilhar informações e técnicas assertivas, a realidade do campo hoje seria outra”, disse Júnior, que trabalhou questões como comunicação, conhecimento e persuasão. “É preciso usar exemplos que dialoguem com a realidade de vocês, para que vocês saibam aplicá-los quando abordar o produtor rural e tocar diretamente em sua ‘dor’, assim, juntos, buscarão a solução e terão êxito na missão”, completou Rafael.  

O treinamento já foi realizado em Feira de Santana, Juazeiro, Itapetinga e Itamaraju, reunindo instrutores, tutores, consultores, coordenadores, gerentes, supervisores e técnicos de campo.

O presidente do Senar Bahia, Humberto Miranda, ressaltou a importância do encontro. “O treinamento de metodologias ativas tem sido muito importante para sistematizarmos as nossas práticas. Esse evento tem sido muito positivo, pois nós estamos acompanhando os resultados. Realizamos essa ação em todo o Estado e faz parte de um processo de formação contínua do nosso pessoal que está em campo, para que nós possamos dar o melhor atendimento aos nossos produtores rurais”, destacou.

Para o gerente de Assistência Técnica e Gerencial e de Programas, Gabriel Menezes, iniciativas como evidenciam a preocupação do Senar não só em estar próximo ao produtor rural, mas em entregar a este uma solução eficiente. “O grande diferencial do Senar é a sua qualidade na execução de suas ações. O treinamento faz com que os técnicos e instrutores estejam sempre atualizados para que possam entregar o melhor para o homem do campo, mudando a vida das pessoas”, pontua.

Para a gerente de Educação e Promoção Social do Senar, Daniela Lago, outro ponto positivo é, em uma única ação, poder juntar os dois pilares da instituição: educação e assistência técnica. “Aqui unificamos o nosso objetivo para potencializar o resultado que pretendemos atingir”.

Fonte: Ascom Faeb/Senar