O Brasil está vivendo um dos maiores surtos de febre amarela dos últimos 70 anos. Na quarta-feira passada, 29, o Ministério da Saúde soltou um boletim com a confirmação de 574 casos, a maior parte concentrada na região Sudeste do País, com 422 casos apenas em Minas Gerais. Ao todo, já são 187 casos de mortes confirmadas pela doença.
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em aproximadamente uma semana se não for tratada rapidamente. Dependendo da localização, é definida como febre amarela silvestre e febre amarela urbana. Pensando em alertar a população rural sobre a gravidade da doença, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) desenvolveu um folder com informações sobre o que é a doença, os principais sintomas, tratamento e o esquema de vacinação que está sendo disponibilizado pelo governo.
“O SENAR percebeu que precisava informar a população sobre a febre amarela, já que atualmente o campo é a região mais atingida pela doença. Esse informativo ficará disponível na versão web e cada Regional do SENAR vai receber um arquivo para produzir o material de acordo com a necessidade local”, explica a coordenadora de Programas e Projetos na Área de Saúde Rural, Deimiluce Lopes Fontes Coaracy.
Além do informativo, nesta quarta-feira, o quadro Saúde e Qualidade de Vida do Canal do Produtor TV reprisa entrevista com o epidemiologista Pedro Tauil, professor do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade de Brasília (UnB). O profissional fala sobre transmissão, áreas de risco, diferenças entre os tipos silvestre e urbano, além de dar dicas sobre como evitar a doença.
Para baixar o folder, acesse .
Assessoria de Comunicação do SENAR