Sistema FAEB

Senar realiza curso de doma racional de novilhas para ordenha

Começou nesta segunda-feira (13) e vai até a próxima sexta-feira (17) o treinamento de doma de novilhas para ordenha. O curso é fruto de uma parceria entre o Senar da Bahia e de Minas Gerais, o Sindicato dos Produtores Rurais de Baixa Grande e a Fazenda Faceira, onde a instrução está sendo ministrada.

O objetivo é fornecer técnicas de doma racional e de preparo da ordenha, de modo a não causar estresse ao animal, resultando em um processo mais ágil, prático e indolor, além de aumentar da produtividade de leite. “A rotina gentil e o manejo racional geram confiança, assim o animal fica mais tranquilo e produz mais leite, não oferecendo resistência à ordenha”, explicou Flaviane Afonso, instrutora do treinamento.

Segundo a profissional, a doma racional facilita a adaptação e passagem do animal para a sala de ordenha. A técnica de manejo inclui a utilização de cordas, cotonetes gigantes e escovas, materiais que aproximam o animal do ordenhador, resultando em um processo mais rápido, sem medo e sem estresse.   

Anna Vilela, proprietária da Fazenda Faceira, que está recebendo o treinamento, disse que a meta é fazer com que o animal fique tranquilo e não se sinta ameaçado com a presença humana. “Assim asseguramos o bem-estar animal e garantimos maiores produções”, avalia.

Fonte: Ascom Sistema Faeb/Senar

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress