No Sindicato dos Produtores Rurais de Ipirá, foi dado o pontapé inicial para o Programa de Qualificação e Reestruturação dos Sindicatos Rurais. O encontro aconteceu hoje (23) e contou com a participação de produtores rurais, técnicos e consultores do Sistema Faeb/Senar. As atividades do programa terão uma equipe de profissionais qualificados para fazer um diagnóstico da entidade, com base nos pilares de: organização social, comunicação, inovação, infraestrutura e capacitação.

O programa foi criado com o propósito de beneficiar os dirigentes e colaboradores sindicais com instrumentos adequados para o aprimoramento organizacional, gerencial, financeiro, tecnológico e estrutural dos Sindicatos, por meio de treinamentos, capacitações e investimentos em estrutura e infraestrutura para melhoria na prestação de serviços e atendimento aos produtores rurais.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda, reforçou a importância do programa para melhorar as ações junto aos Sindicatos. "Estamos crescendo e aumentando as demandas em regiões que antes não tinha nenhum serviço. Iniciamos com a criação recente do Instituto Agropecuário da Bahia – Iagro e temos um grande desafio pela frente. Com esse programa de Qualificação temos a missão de apoiar a célula mais importante do Sistema Sindical, que são os Sindicatos Rurais. Nessa primeira fase o primeiro desafio é trabalhar para atrair os produtores para dentro da Sede do Sindicato, para que eles possam se sentir em casa, acolhidos, para que a Instituição seja um local de discussões e resoluções dos problemas”, pontuou.

O presidente do Sindicato Rural de Ipirá, Fernando José Dultra, agradeceu a Faeb pelo município ter sido o primeiro na Bahia a lançar o programa. “É muito importante essa oportunidade de voltar à normalidade de nossas atividades. A proposta da Faeb veio somar com tudo aquilo que sempre buscamos aqui: uma delas é fazer com que os nossos associados nos procurem e valorizem nossa Instituição. Seremos um instrumento para que chegue ao produtor todos os serviços do sistema sindical. O meu sonho sempre foi fazer com que o Sindicato cresça e atinja todas as classes que precisam de apoio no campo, através dessa mudança tão significativa para a nossa instituição", declarou.

A assessora Jurídica da Faeb, Fernanda Fernandes, explicou sobre as atividades do programa. “Teremos duas etapas, uma de capacitação e a outra de reestruturação. A primeira ação abrange os pilares comportamental, gerencial e marketing/mídia. Hoje já vamos iniciar as atividades. A segunda etapa ocorrerá no mês de outubro e a etapa final no mês de novembro”, ressaltou.  

Estiveram presentes no encontro, o consultor do programa, João Smith; o coordenador de Programas do Senar Bahia, Felipe Cabral; e o consultor Técnico do Iagro, Adauto Liberato.

Fonte: Sistema Faeb/Senar