A reunião regional com Sindicatos dos Produtores Rurais do Semiárido da Bahia foi realizada na manhã desta quinta-feira (6), pela diretoria do Sistema Faeb, no Centro de Capacitação Regional do Senar Bahia, em Senhor do Bonfim. O encontro tem o objetivo de levantar as necessidades específicas do segmento agropecuário de cada região, relatadas pelos presidentes dos Sindicatos Rurais, que recebem essas demandas diretamente dos produtores, no interior do estado.
“A Bahia possui mais de 760 mil produtores rurais e pelo menos um terço dessas pessoas precisam das capacitações, treinamentos e assistência técnica do Senar Bahia, já que o nosso estado está carente da prestação desse tipo de serviço público. Queremos ampliar o número de produtores atendidos, mas para isso precisamos fortalecer as parcerias com os órgãos públicos e empresas privadas nos municípios”, afirmou o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Humberto Miranda.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Casa Nova, Silvio Miguel da Silva, contou algumas iniciativas que estão sendo empreendidas pelo seu sindicato. “Já estamos trabalhando nesse ritmo de buscar parcerias para fortalecer o nosso atendimento na região. Recentemente estive reunido com a Embrapa, na busca de parceria para execução de atividades do Despertar no município, programa do Senar Bahia que trabalha com crianças de escolas públicas do meio rural. Já estamos conversando também com a Codevasf e com o Sebrae, para viabilizar outros serviços oferecidos aos produtores”.
Durante a reunião, também foi realizado o alinhamento das ações para 2019, a exemplo dos programas de Formação Profissional Rural e Assistência Técnica oferecidos pelo Sistema Faeb, com o apoio dos sindicatos. A equipe técnica do Senar Bahia apresentou as diretrizes para desenvolvimento do Planejamento Anual de Trabalho do Senar (PAT).
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Miguel Calmon, Orlando Lima, ressaltou a necessidade de modernização do Sistema Sindical. “Já começamos a alinhar nessa reunião as ações que serão implementadas em 2019. Sabemos da necessidade grande de modernizar nossas ações, para se adequar a esse momento novo que passa o sindicalismo. Então, precisamos realmente nos reinventar e procurar formas de mostrar aos produtores a nossa atuação, principalmente para aqueles que contribuem para fortalecer o nosso Sistema”.
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Senhor do Bonfim, Ivo Santiago, destacou que “é importante saber também dos produtores que são atendidos pelos nossos serviços, se eles estão colocando em prática o que aprenderam nos cursos, se estão no mercado de trabalho, para avaliarmos os resultados da nossa atuação”.
Também participaram do encontro, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Formoso, João Barreto Neto, e o presidente do Sindicato de Juazeiro, José Alves.
Do Sistema Faeb, a reunião também contou com a participação do vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Faeb, Guilherme Moura; do assessor Jurídico da Federação, Carlos Bahia; do gerente Técnico do Senar Bahia, Rui Dias; do gerente de Programas do Senar Bahia, Carlos Rio; do assessor Regional do Senar Bahia, Gustavo Rebouças; além de técnicos do Sistema e da equipe do Sindicato dos Produtores Rurais de Senhor do Bonfim e do Centro de Capacitação.
Fonte: Ascom Sistema Faeb