Sistema FAEB

Sistema FAEB reúne sindicatos e produtores rurais do semiárido em Salvador

Com o objetivo de orientar os sindicatos dos produtores rurais do semiárido a intensificar as ações estruturantes de convivência com a seca, o presidente da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e do Sistema FAEB, João Martins, reuniu as lideranças sindicais e os produtores da região na sede do Sistema, em Salvador.  “A Bahia toda está sofrendo com a seca, mas a região do semiárido é recorrente com essas estiagens. Por isso, reunimos hoje as lideranças da região, para que esses produtores centrem esforços na estruturação das suas propriedades e nas ações de convivência com a seca".

João Martins destacou ainda a parceria da CNA com a Embrapa no projeto que prevê uma série de ações que irão permitir o desenvolvimento, por meio de pesquisas, de forrageiras resistentes à seca no semiárido do Nordeste e no norte de Minas Gerais. “Essa é uma ação que já deveria ter sido realizada há muito tempo e que chega para dar mais uma ferramenta para os produtores que convivem com a seca e dependem da palma. Com certeza iremos transformar a realidade do semiárido com essa iniciativa”. 

Durante a reunião também foram apresentadas as ações do Sistema FAEB na região, como o VIVER BEM NO SEMIÁRIDO, que, em parceria com o SEBRAE, reúne diversas ações em um só programa, com objetivo de tornar os produtores competitivos e produtivos mesmo durante a longa estiagem. "O Viver Bem tem foi criado justamente para fornecer tecnologias e ferramentas para os produtores dessa região. Contamos hoje com muitas histórias de sucesso de participantes do programa e precisamos expandir essas ações para mais propriedades do semiárido baiano”, destacou o Vice-Presidente da FAEB, Humberto Miranda. 

A Superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães, acrescentou ainda que o Senar vai continuar trabalhando em prol do semiárido e contando sempre com “o apoio de dos Sindicatos, que são os principais atores no campo. Só com os sindicatos conseguimos levar para a área rural todo o conhecimento, a capacitação e as tecnologias que o Senar oferece e que transformam realidade da Bahia”.   

Participaram da reunião os sindicatos de Araci, Baixa Grande, Campo Formoso, Cipó, Conceição do Coité, Feira de Santana, Guanambi, Ipirá, Itaberaba, Jequié, Juazeiro, Miguel Calmon, Mundo Novo, Poções Remanso, Ruy Barbosa, Seabra, Senhor do Bonfim, Sento Sé, Serrinha, Tucano, Valente e Casa Nova.

Presidente do sindicato Rural de Jequié, Ivo Silva Santos, destacou os resultados colhidos através das ações que já estão em andamento. “Há três anos construímos um viveiro de Palma em parceria com o Senar, que nos rendeu uma grande quantidade de mudas, que atendeu não só Jequié como a outros sindicatos da região”, comemorou.

Fonte: Ascom Sistema FAEB

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress