Sistema FAEB

Sistema Faeb/Senar e Sebrae lançam programa gratuito de monitoramento e implantação de técnica de controle da mosca-das-frutas, em Juazeiro

Sistema Faeb/Senar e Sebrae lançam programa gratuito de monitoramento e implantação de técnica de controle da mosca-das-frutas, em Juazeiro

Os produtores rurais da região Norte da Bahia passarão a contar com consultorias gratuitas que os ajudarão no monitoramento e implantação de técnica de controle da mosca-das-frutas, praga que causa grandes prejuízos à fruticultura. A iniciativa faz parte de uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Sistema FAEB/Senar, com apoio da CNA e Senar Central. A ação foi anunciada na manhã desta segunda-feira (19), em um evento realizado no Centro de Excelência em Fruticultura, em Juazeiro, onde foi assinado o convênio para atender os fruticultores.

O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, que estava presente na solenidade, falou sobre a importância das parcerias que ajudam a traçar ações como a do combate à praga, além do desenvolvimento de políticas públicas que valorizam o produtor rural e as cadeias produtivas.

“É preciso valorizar quem faz, quem está na ponta, os nossos produtores rurais, são eles que fazem a diferença, que fazem as coisas acontecerem nesse país. O setor do agronegócio gera mais de 30% de todos os empregos do Brasil, por isso, precisamos valorizá-los. Essa casa é de vocês”, disse o presidente se referindo ao Centro de Fruticultura.  

Parte do investimento é do Sebrae, por meio do Sebraetec, programa que implementa soluções em áreas da inovação, e que estará financiando 70% do projeto. O restante do montante, que deveria ser pago pelos produtores rurais, será complementado pela CNA, representado por João Martins e o Senar Central.

Os produtores rurais que estavam presentes no evento aproveitaram para assinar o termo de adesão para ter acesso às soluções que garantem a qualidade da produção para consumo e exportação. O prazo de adesão para as consultorias é até o dia 30 de setembro. A prioridade será por ordem de adesão e ficha de cadastro atendendo aos critérios estabelecidos. Os produtores interessados devem procurar o escritório do Sebrae, o Centro de Excelência em Fruticultura ou as sedes administrativas dos Distritos de Irrigação.

Também estavam no evento o superintendente do Sebare/BA, Jorge Khoury e representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e prefeituras municipais.

Fonte: Sistema Faeb

Posts Relacionados

plugins premium WordPress