Mais de 700 quilos de alimentos arrecadados e doados para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar; quase 500 quilos de materiais recicláveis (papelão, garrafas pets e latas de alumínio) retirados da natureza e encaminhados para o destino correto; cerca de 60 mudas plantadas em áreas públicas de Livramento de Nossa Senhora. Esse foi o saldo social e ambiental deixado pelo Sistema Faeb/Senar Itinerante, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de maio, no Centro Diocesano da Cidade.
A ação fez parte da gincana promovida pela Comissão Faeb Jovem, para engajar alunos do ensino médio da rede pública municipal que tinham interesses em empreender dentro do setor agropecuário. Cerca de 150 jovens participaram presencialmente das mais diversas atividades, incluindo dias de campo, palestras, seminários e um levantamento feito com 91 produtores rurais da região, cujos problemas relatados serão trabalhados no Hub Semear em busca de soluções inovadoras e tecnológicas para as respectivas demandas produtivas.
A ação contou com dinâmica de perguntas e respostas, além de jogos com temática agro. Para estimular os participantes, a Comissão premiou as equipes vencedoras dos desafios com notebooks, fones e minicaixas de som. “Espero que tenhamos deixado uma sementinha plantada na vida desses jovens, para que os mesmos possam se conectar no presente, conhecendo as ações e os serviços oferecidos pelo Sistema Faeb/Senar e que possam ser parte do futuro das novas lideranças, representantes e profissionais do agro baiano”, disse Elienai Trindade, organizadora das ações do Faeb Jovem.
O alcance da iniciativa extrapolou o presencial e contou com a interação de mais de 4 mil pessoas, que participaram pelas redes sociais, através do projeto AgroTube.
“A sensação de ver os jovens empenhados entendendo a importância de conceitos fundamentais para o início de qualquer inovação – desde o mapeamento de problemas ao processo de empatia com a persona de interesse, passando por estratégia de liderança – é gratificante. Capacitar a nova geração para as novas perspectivas e necessidades de um mercado competitivo com ferramentas de resolução de problemas e criatividade é transformar aos poucos o mundo”, avaliou a coordenadora do Hub Semear, Fernanda Mayan.