A economia brasileira deve ter saído da recessão no primeiro trimestre deste ano quase que exclusivamente com o agronegócio, o que levará o crescimento mais consistente e disseminado ocorrer só mais à frente, de acordo com economistas consultados pela Reuters.
Na projeção de bancos e consultorias, o Produto Interno Bruto (PIB) deve crescer de 0,1% a 0,3% entre janeiro e março quando comparado com o quarto trimestre de 2016, com o salto que pode chegar a 8% da agropecuária pela supersafra que o país registrou no período.
“Projetamos expansão bastante significativa, de 8% para a agropecuária. Se não fosse essa contribuição, a variação do PIB seria negativa”, resumiu o economista do Banco Santander, Rodolfo Margato, para quem o PIB terá expansão de 0,3% no primeiro trimestre.
Nunca a agricultura brasileira produziu tanto; setor dá adeus à crise. Tradicionalmente, os números da agropecuária são mais positivos no começo do ano. Agora, o setor – que no cálculo global do PIB responde diretamente por apenas 5% – deve contribuir com desempenho melhor por causa da supersafra, sobretudo da soja, um dos principais produtos de exportação do Brasil. A fraca base de comparação com 2016 também ajuda no cálculo.
Fonte: Tribuna da Bahia