Mais de 250 mulheres ligadas ao universo agro participaram das ações do Senar Para Elas, realizadas no final do mês em Teixeira de Freitas, no extremo-sul baiano. O programa, idealizado pelo Sistema Faeb/Senar e executado em parceria com o Sindicato Rural e a Prefeitura local, tem o objetivo de estimular a atuação feminina dentro e fora de campo, contribuindo para a maior representatividade no cenário do agronegócio.

Nesta edição, foram realizadas oficinas de arranjos florais e mesa posta, panificação, derivados do leite e de produtos do mel. A ideia é desenvolver habilidades trabalhando as cadeias produtivas já consagradas na região, para que as participantes possam empreender e incrementar a renda da família com uma atividade extra, diretamente ligada à rotina produtiva.

“O Senar para Elas coloca a mulher como protagonista da história, a inserindo em um contexto de independência. O evento é placo para um grande intercâmbio de histórias e experiências que podem ser diferentes, mas são motivadoras quando trocadas. Sem falar que une cursos e também momento de entretenimento e descontração, despertando, inclusive, a veia artística de muitas”, pontuou a coordenadora pedagógica do Senar Bahia, Jaqueline Érrico.

Além das oficinas, são realizados palestras e seminários, trazendo temática ligadas ao campo e atividades culturais. Os cursos são voltados para as mulheres que querem se qualificar na área, incentivando o empreendedorismo e contribuindo com o desenvolvimento das mulheres, de modo a gerar oportunidades para elas dentro do setor agropecuário, com possibilidade de ampliar sua renda e de suas famílias.

“O projeto foi criado para integrar e fortalecer a classe, para que a produtora rural, que, muitas vezes, sabe fazer um queijo maravilhoso, consiga ter acesso aos meios corretos de viabilizar o próprio negócio”, explicou Vanessa Chicon, presidente da Associação das Mulheres do Agronegócio (AMA), parceira nesta edição do projeto.

O lançamento do programa em Teixeira de Freitas foi realizado no Plenário Francistônio Alves pinto, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, a presidente da Casa Legislativa, Tequinha Brito, comemorou a iniciativa. “Fico muito feliz de estar presidente da Câmara e poder participar destas ações de mulheres empreendedoras, porque o lugar da mulher é onde ela quiser”, afirmou.

Também participaram do evento o diretor regional da Faeb e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Teixeira de Freitas, Dori Neves; a presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Eunápolis, Eliane Meneses; e a vice-presidente da AMA, Gilda Machado.