A região do extremo sul baiano vai receber o Seminário Manejo Reprodutivo e Fertilização in Vitro – FIV. O evento acontece nesta quarta-feira (19/4), no município de Teixeira de Freitas, a partir das 14h, no Hotel Lord, centro da cidade. No dia 20, é a vez de Porto Seguro sediar o seminário, às 14h, no Hotel Solar do Imperador, Estrada do Aeroporto. Fruto da parceria do Sistema FAEB/SENAR/SINDICATOS com o SEBRAE Bahia, o seminário é parte do programa de consultoria que propicia a melhoria do rebanho a partir da Fertilização In Vitro. Esse método envolve a implantação do embrião com alto potencial leiteiro nas fêmeas receptoras, a fim de multiplicar a quantidade de animais com alto padrão de qualidade genética.
Serão esclarecidos todos os detalhes sobre a Consultoria Tecnológica de Manejo Reprodutivo para Bovinocultura Leiteira, que estará disponibilizada aos produtores da região, com foco no restabelecimento da ciclicidade reprodutiva das fêmeas no rebanho e aumento do número de vacas em lactação. A consultoria contempla em média cinco inseminações artificiais em tempo fixo por produtor atendido.
Entenda o FIV
Com a implantação dos embriões obtidos com o uso do sêmen sexado de fêmeas, aumenta-se a chance de que 85% das crias sejam fêmeas. A previsão é de realização de até três tentativas para garantir que a gestação aconteça, mas se necessário poderão ocorrer outras, até a garantia da prenhez (estado de gestação). Aliado ao método de reprodução, o manejo e a nutrição do rebanho são de extrema importância, e, por conta disso, os produtores recebem orientação através da Assistência Técnica do SENAR BAHIA.
Em relação aos custos, o SEBRAE viabiliza 70% do valor, através do Programa de Tecnologia SEBRAETEC e cabe ao produtor apenas 30% do investimento total. O produtor pode optar por um número maior de prenhezes, podendo ser atendido em até dez.