Na última quinta-feira, 7, o Parque de Exposições de Vitória da Conquista recebeu a seleção e o teste de aptidão dos candidatos interessados na formação técnica voltada à equideocultura, com foco na criação do cavalo Mangalarga Marchador.

A atividade marca o início da primeira turma do Nordeste do programa nacional de qualificação que tem se destacado como referência na formação de profissionais especializados na raça. Ao todo, 20 participantes foram escolhidos para integrar a capacitação, que será oferecida de forma gratuita ao longo de 10 meses, com encontros mensais ministrados por técnicos experientes e reconhecidos no setor.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Senar Bahia e a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), com o apoio do Núcleo do Mangalarga Marchador do Sudoeste e do Sindicato dos Produtores Rurais de Vitória da Conquista.

O programa visa suprir a demanda crescente por profissionais qualificados na cadeia da equideocultura e fortalecer o desenvolvimento da raça na região. Com a formação, os participantes terão acesso a conteúdo técnicos e práticos, alinhados às exigências do mercado atual.