Workshop Estadual gratuito “Doenças Virais de Importância na Produção de Suínos” reuniu, na manhã desta terça-feira (24), na sede do Sistema Faeb/Senar, dezenas de profissionais que atuam em diversos setores da cadeia produtiva da suinocultura. O evento, que já aconteceu em outros estados, tem a intenção de capacitar profissionais para lidar com os problemas virais que acometem a produção de suínos.

O evento teve início pela manhã com a presença do presidente da Federação, Humberto Miranda, que deu boas-vindas ao público lembrando da importância da prevenção e controle de doenças na cadeia produtiva.

A ação foi realizada pela Associação Brasileiras dos Criadores de Suínos (ABCS), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Associação Brasileira das Empresas de Genética de Suínos (ABEGS), Associação de Médicos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves) e Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes explicou que a iniciativa visa integrar os representantes da cadeia com o objetivo de mitigar riscos. “Os recentes casos de PSA e de PSC no Ceará e no Piauí convergiram esforços da iniciativa privada para prevenir e controlar os fatores de riscos na possível entrada de doenças no Brasil, ou seja, um trabalho em conjunto em prol de toda a suinocultura nacional”, disse.

Os treinamentos estão sendo ministrados pela especialista em epidemiologia das doenças infecciosas, a doutora em medicina veterinária Masaio Mizuno Ishizuka.

Fonte: Sistema Faeb/Senar