Sistema FAEB

Abertura da Festa do Café é marcada por anúncio de instalação de equipamento que vai fomentar a exportação no extremo Sul

A tradicional Festa do Café Conilon de Itabela, em sua 12ª edição, consolidada como uma oportunidade de negócios, estudo e valorização do trabalho dos produtores de café da região, foi aberta na última sexta-feira (24), e seguiu até a noite de ontem. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia, Humberto Miranda, participou da abertura oficial da festa, que também contou com a participação do presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Junior; do diretor geral do Senar Central, Daniel Carrara; e do superintendente Técnico da CNA, Bruno Lucchi. 

O presidente da CNA levou boas notícias para os produtores da região. Durante a abertura do evento, João Martins anunciou que “Itabela será a cidade baiana a receber um escritório especializado em capacitação, fomento, com foco em pequenos e médios produtores, com o objetivo de proporcionar a todos, sem intermediários, a oportunidade de inserção direta no mercado internacional”. Martins informou que esse é um dos dez escritórios que serão instalados no país e o de Itabela está entre os quatro primeiros.  

O escritório especializado e de alto custo, segundo Martins, será instalado juntamente com o Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela e mantido com recursos e pessoal especializado do Senar. 

O presidente da Faeb ressaltou o potencial produtivo da região do extremo sul baiano. “Sempre que a gente vem para essa região, volto revigorado para Salvador, porque aqui, além dos atributos turísticos, que atraem pessoas de todo o país e do mundo, é uma região com uma pluralidade produtiva exemplo para todos nós. Se tivermos que apontar uma economia das mais sustentáveis da Bahia, certamente será essa região, tanto pela organização social, quanto pelas condições climáticas, qualidade das rodovias e diversidade da produção”. 

Humberto Miranda também destacou o importante trabalho realizado por Ricardo Covre, na presidência do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela e da escolha do tema do evento, a Sucessão familiar. “O sindicato de Itabela tem essa característica no nosso Sistema, por trabalhar a renovação das pessoas, dando a oportunidade de, a cada ciclo, termos um novo presidente, que vai sendo preparado dentro da estrutura da própria diretoria. Um exemplo para o sistema sindical do Brasil, um trabalho partilhado das atribuições e responsabilidades, no qual todos colaboram, sem vaidades. Esse clima familiar converge com o tema do evento, que chama atenção para a importância da sucessão familiar no negócio rural, a preparação e fixação do jovem no campo, empreendendo, inovando e atravessando gerações”. 

A festa foi uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais do município, com o apoio do Serviço de Nacional de Aprendizagem (Senar Bahia), da Faeb e da prefeitura de Itabela.

O evento contou com a participação da classe produtora, presidentes dos sindicatos rurais do extremo sul, expositores, prefeitos, deputados estaduais e federais, vereadores, candidatos a cargos eletivos, dirigentes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Do Sistema Faeb, a festa também contou com a participação da superintendente do Senar Bahia, Carine Magalhães; do vice-presidente de Desenvolvimento Agropecuário da Federação, Guilherme Moura; do gerente Técnico do Senar Bahia, Rui Dias; da coordenadora de Programas da região, Ellen Santos; além de técnicos do Sistema.

Fonte: Ascom Sistema Faeb

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress