Aliar informações com qualidade e profundidade, permitindo que elas cheguem aos leitores de forma clara e concisa, é um dos principais motivos que leva à 5ª edição do Enecob – Encontro Nacional de Editores, Colunistas, Repórteres e Blogueiros, que começou ontem, no Hotel Sheraton, em Salvador. O evento é patrocinado pela Tribuna da Bahia, com apoio da Prefeitura de Salvador. Na temática deste ano, com abordagens e debates sobre o mercado e exportação, o encontro é voltado para a região Nordeste e reúne representantes de veículos de comunicação de todos os estados da região, tendo como principal objetivo a aproximação dos profissionais de imprensa com as fontes da informação, constituídas por empresários, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Na palestra de abertura feita pelo vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Humberto de Oliveira Miranda, foi apresentado o panorama do atual cenário agropecuário do estado e suas perspectivas. Na exposição feita aos jornalistas, o vice-presidente falou do fortalecimento do setor agropecuário baiano, através do sistema FAEB/SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) voltado tanto para o agricultor como para o empresário do campo.
Capacitação – Com atendimento a mais de 50 mil agricultores em todo o estado, o Sistema FAEB/Senar é, na avaliação do Humberto Miranda, o meio de fortalecimento do setor agropecuário baiano, defendendo os interesses e direitos dos produtores rurais do estado, além de capacitar e profissionalizar a mão de obra rural. “São mais de 50 mil pessoas capacitadas pelo SENAR BAHIA em todo o estado por ano. Além disso, os participantes dos programas, a exemplo do Pro-Senar, recebem assistência técnica especializada”, disse.
O vice-presidente ainda falou sobre as ações do Sistema voltadas para o incentivo à exportação de produtos agropecuários e de atração de investimentos para o estado. Conforme disse, a FAEB disponibiliza aos produtores rurais, gratuitamente, assessorias especializadas em diversas áreas, como econômica, jurídica, ambiental e fundiária. Já o SENAR BAHIA capacita o homem do campo, com cursos de formação profissional e programas de longa duração, além de oferecer assistência técnica ao produtor rural e investir em novas tecnologias, tudo gratuitamente.
“A meta é ajudar o produtor a ser cada vez mais competitivo. Assim, o setor agro cresce e torna a Bahia ainda mais forte”, enfatizou Miranda. O SENAR também oferece cursos técnicos em todo o estado, com 80% das aulas à distância. A instituição ainda se preocupa com a qualidade de vida no campo, e realiza ações sociais voltadas para crianças, jovens, homens e mulheres do interior, levando saúde, educação, conhecimento e cidadania ao meio rural.
Fonte: Tribuna da Bahia