
Na manhã desta segunda-feira, 11, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins – primeiro baiano a liderar a CNA, órgão de maior representatividade do setor agropecuário no país – recebeu o Colar de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na capital paulista.
Criado em 2015, o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, a mais alta honraria do Parlamento paulista, é concedido a brasileiros ou estrangeiros, civis ou militares, que tenham contribuído de maneira relevante para a sociedade. A entrega a João Martins simboliza o reconhecimento do seu trabalho à frente da CNA, uma das instituições mais respeitadas do Brasil, e também à agropecuária brasileira, que tem a missão de ajudar a alimentar o mundo e contribui fortemente na geração de emprego e renda no país.
A homenagem foi proposta pela deputada estadual Edna Macedo (Republicanos/SP). Ela ressaltou a trajetória e protagonismo de João Martins no setor agropecuário e disse que sua jornada demonstrou uma capacidade de enxergar além dos desafios imediatos, “identificando oportunidades onde outros viam apenas obstáculos”.

João Martins destacou que a homenagem vai além de um mérito individual. “É uma sensação de mais responsabilidade. Cada homenagem para mim não é só um reconhecimento pessoal, mas sim da CNA pelo trabalho que estamos realizando, tornando a entidade mais eficiente, sendo uma grande trincheira de luta dos produtores rurais brasileiros”, afirmou.
O presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda, também participou do evento hoje pela manhã. “Ter um baiano à frente de uma instituição tão importante quanto a CNA mostra a força do nosso estado. João Martins é um grande líder do nosso setor, que nos inspira e nos orgulha muito em tê-lo como farol. Como baiano que também sou, fico muito feliz em participar desta homenagem em um dos estados mais importantes do nosso país”, disse Miranda.
João Martins foi presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia durante 18 anos. Durante este período, criou programas técnicos e sociais que viraram referência para todo o Brasil. Depois, foi alçado ao órgão máximo, em Brasília, sendo eleito por unanimidade. Em março deste ano, ele também recebeu a Comenda 2 de Julho da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), maior honraria da casa.