O Dia de Campo de Recuperação de Nascentes aconteceu na fazenda Água Branca, localizada na comunidade de Tuiutiba, município de Campo Formoso. A ação foi motivada após o treinamento oferecido pelo Senar Bahia, que ocorreu durante a Semana do Produtor Rural de Senhor do Bonfim, em novembro deste ano. O treinamento despertou nos participantes a consciência sobre a necessidade de recuperação das diversas nascentes distribuídas ao longo da Bacia do Rio Itapicurú no Piemonte Norte da Chapada Diamantina.
Além dos colegas do Pro-Senar Leite, a produtora Rosa Maria, proprietária da fazenda Água Branca, também recebeu em sua propriedade alguns participantes da Semana do Produtor Rural, ativistas da brigada de incêndio de Antônio Gonçalves e voluntários de diferentes municípios da região, entre eles Jaguarari, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Antônio Gonçalves, Pindobaçu, Jacobina e Juazeiro.
A ação foi fruto da parceria do Senar Bahia com o Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Formoso e organizado pelo técnico de campo do Pro-Senar Leite de Antônio Gonçalves, José Roberto Freitas, apoiado pelas fazendas Mangabeira e Água Branca.
Mais que recuperar de fato uma nascente, o Dia de Campo teve como objetivos disseminar a ideia, fomentar o conhecimento e capacitar cada vez mais pessoas com o propósito de devolver o vigor dos mananciais baianos. Foram trabalhados durante o treinamento e levado em consideração na prática da recuperação da nascente aspectos como o afloramento de água visível, relato de funcionários da fazenda, descompactação de solo, cuidados com mata ciliar, desobstrução de olhos d’agua, controle de erosão, condução e junção dos cursos d’agua. Todos os métodos abordados de forma teórica no treinamento foram vistos na prática, o que motivou questionamentos e esclarecimentos junto aos participantes do Dia de Campo.
Fonte: Ascom Sistema Faeb (com informações da Gerência de Programas do Senar Bahia)