O projeto ABC Cerrado, do Senar Bahia, levou para cerca de 200 produtores rurais das cidades de Brejolândia e Caetité, dois dias de atividades de campo, onde foi possível discutir sobre estratégias que ajudam na recuperação de áreas degradadas e alternativas de produções mais sustentáveis para o campo.

Na Fazenda Morena Roça, em Brejolândia, no dia 13 deste mês, os produtores, ao lado do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Robélio Marchão, abordaram a temática Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que tem com um dos objetivos melhorar e conservar a qualidade do campo, respeitando a biodiversidade.

Já em Caetité, no dia 18, na Fazenda Barrinha, a ação foi voltada para a Recuperação de Pastagens Degradadas. Quem ministrou a atividade foi o pesquisador da Embrapa, Marcelo Könsgen Cunha.

Nos dois eventos, os produtores receberam certificados e acompanharam depoimentos de pessoas que fizeram parte das turmas anteriores e que conseguiram melhorar suas produções.

O produtor de leite Jussimar Costa, proprietário da Fazenda Morena Roça, é um desses casos de sucesso. Ele foi um dos participantes das primeiras turmas do ABC Cerrado que viu sua produção dar um salto. Quando entrou no projeto, em 2016, sua produção diária de leite era de 40 litros, hoje, com acompanhamento técnico e gerencial, o produtor ultrapassou a média diária de 300 litros.

O projeto

O ABC Cerrado é um Projeto executado pelo SENAR, em parceria com o MAPA e a Embrapa. Com recursos administrados pelo Banco Mundial ação tem como objetivo disseminar práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e sensibilizar o produtor para que ele invista na sua propriedade de forma a ter retorno econômico, preservando o meio ambiente.

Na Bahia o projeto teve todas as metas alcançadas com sucesso, atingindo ótimos resultados em relação às tecnologias preconizadas pelo programa. Foram executadas no estado 87 turmas, totalizando 1441 produtores capacitados.

Fonte: Ascom Sistema Faeb