Um bate-papo sobre as experiências e avanços na área de irrigação abriu os trabalhos da segunda capacitação de instrutores do Programa Nacional de Irrigação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), nesta segunda-feira (24), em Brasília. O treinamento, dessa vez, é sobre irrigação por aspersão e pivô central. Participam instrutores do Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Roraima, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Os participantes apontaram a crescente demanda, nos estados, por técnicas que ajudem o produtor a fazer o manejo adequado dos sistemas de irrigação, como é o caso de Roraima. “Quero levar desse curso as peculiaridades da irrigação por aspersão e as novidades sobre automação para atender da melhor forma os clientes que já temos na área da produção de capim”, afirma Radson Bruno Macedo Oliveira, instrutor do SENAR/RR.
Arnaldo Ibanhe Mongelo, de Mato Grosso do Sul, ressaltou que o SENAR já planeja oferecer o curso no estado. “A demanda existe, mas precisamos montar o treinamento ainda. Porém, com o conteúdo desta semana, conseguiremos avançar.”
Segundo a pesquisadora do Instituto de Pesquisa e Inovação na Agricultura Irrigada (Inovagri), Débora Costa Camargo, que ministra o curso, estudar meios de economizar água é muito importante nesse momento de crise hídrica. “É imprescindível estudar a irrigação. Vocês que são formadores de opinião e capacitam o produtor rural precisam explicar a eles o porquê de fazer o uso racional da água, pois fazendo a gestão dos sistemas de irrigação de forma correta, além de economizar água, o produtor vai economizar energia também”, explica. “Não existe sistema vilão, existe sistema mal gerido”, revela Débora.
"O SENAR estar propondo que o produtor rural possa aplicar a irrigação como um tecnologia que busca a eficiência na hora de se produzir alimentos, aliada em muitos casos à redução de custos como por exemplo, o do gasto de energia elétrica pela aplicação correta da água," destaca o coordenador do programa, Rafael Diego Nascimento da Costa.
A capacitação acontece até sexta-feira, 28. Nesta quarta e quinta-feira, os instrutores terão aulas práticas em duas propriedades rurais de Cristalina, em Goiás.
Assessoria de Comunicação do SENAR