Sistema FAEB

Presidente da FAEB fala sobre os desafios do compartilhamento da água na Bahia em evento

“Nós precisamos entender urgentemente a importância da reserva hídrica também para gerar produção no campo”. Essa foi a afirmação do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, durante sua participação na última sexta-feira (2), no evento “Rumo a Brasília 2018”, no Centro de eventos do SENAI CIMATEC. O encontro foi uma preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, que este ano acontece em Brasília, de 18 a 23 de março. Miranda representou a agricultura no painel de discussões “Compartilhando Água – Usos Múltiplos da Água”, mediado pelo senador, Roberto Muniz. 

O presidente da FAEB também enfatizou a necessidade urgente de planejamento do uso dos recursos hídricos no Estado. “Precisamos conhecer e mapear todo o potencial hídrico da Bahia, que é fantástico. É necessário fazer um planejamento estratégico para atender às necessidades atual e futura da utilização dos recursos hídricos do nosso estado, tanto para consumo humano, como também para a produção, com forma de fixarmos as pessoas no campo e continuarmos produzindo alimentos para atender à população”. Ele ressaltou ainda que “precisamos investir rápido e urgentemente na preservação e na revitalização das bacias hidrográficas do estado. Isso é fundamental! Não podemos pensar em recursos hídricos com uso desordenado, e isso acontece em todos os setores.  Temos um potencial imenso em regiões como o extremo sul, o oeste, e inclusive no semiárido, um dos mais chuvosos do mundo, mas precisamos conhecer e planejar o uso desses recursos”.

Ao final do evento, os participantes assinaram uma Carta assumindo um “Pacto pela Segurança Hídrica”.

A diretoria do Sistema FAEB também participou do evento. Estiveram presentes a Superintendente do SENAR BAHIA, Carine Magalhães; o vice-presidente da FAEB, Guilherme Moura; o vice-presidente Administrativo Financeiro da Federação, Edson Diogo Moniz; o assessor Jurídico da FAEB, Carlos Bahia; e o gerente de Programas, Carlos Rio.   

Fonte: ASCOM Sistema FAEB

Posts Relacionados

Deixe um comentário

plugins premium WordPress