O Programa Jovem Aprendiz do Senar Bahia, devido a pandemia do coronavírus, causador da Covid-19, retornou no mês de maio com as atividades em formato EaD com os mais de 30 jovens do polo de Luís Eduardo Magalhães. As atividades à distância possibilitam aos jovens a oportunidade de participar de aulas online bastante didáticas com vídeos e chat em plataformas digitais.
Para o instrutor do Senar Bahia, Bruno Augusto Almeida, a experiência da educação à distância junto ao programa Jovem Aprendiz, foi uma alternativa nova e que agregou muito ao conhecimento de todos os envolvidos (jovens, instrutores e coordenação) em meio a situação da pandemia em que o mundo se encontra. “Notei uma excelente interação dos jovens, esclarecendo dúvidas e trazendo questionamentos e exemplos muito didáticos da região oeste da Bahia. Observei uma boa adaptação dos jovens que estão acostumados com a tecnologia, e uma participação maior dos alunos mais inibidos, tendo em vista que além do áudio podemos participar através do chat”, afirmou Bruno.
No dia 02/06, aconteceu o encerramento do módulo: A Empresa Rural e sua Estrutura, ministrado pelo engenheiro agrônomo, Bruno, que apresentou entrevistas com a vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia – FAEB, Carminha Missio e com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM, Cícero José Teixeira, que contribuíram com a dinâmica, com o propósito de impulsionar e dar ânimo aos jovens aprendizes.
A vice-presidente da FAEB, Carminha Missio, exaltou a importância da capacitação para os jovens que estão ingressando no agronegócio do Oeste Bahia. “Todo sucesso é alcançado com um passo após o outro, o sucesso que alguém consegue na vida é lento, e depende do conhecimento, da dedicação e de acreditar nos seus próprios sonhos. É o fazer além da obrigação, buscar um pouco mais de conhecimento, querer ser e seguir bons exemplos, e a partir disso, sonhar grande, acreditar na sua capacidade, fazer de tudo para conquistar o seu espaço, porque ninguém nasce pronto, nós nos aprontamos para as exigências do mercado agropecuário, que é essa cadeia maravilhosa da qual fazemos parte”.
O presidente do SPRLEM, Cícero Teixeira destacou que para se tornar um empresário de sucesso, o princípio básico é trabalhar, mas é preciso também, ter o controle do seu negócio, fazer o que gosta e fazer bem feito tudo o que precisar ser executado.
O encerramento do módulo, marcou o sucesso do trabalho desenvolvido pelo Senar Bahia e seus profissionais através do método EaD para garantir a capacitação e a formação dos jovens. O Programa Jovem Aprendiz Rural, objetiva incluir, capacitar e promover o desenvolvimento profissional de jovens, oportunizando a formação profissional rural, capacitando-os para o ingresso no mercado de trabalho.
Depoimentos dos Jovens Aprendizes do polo de Luís Eduardo Magalhães
“Em meio aos acontecimentos mundiais, fomos submetidos ao ensino a distância, e o Senar Bahia está de parabéns pela forma como está abordando esse método. Primeiramente, o canal escolhido é ótimo, os profissionais têm toda a preocupação em transmitir o conteúdo da melhor forma possível, se reinventando, avaliando e adotando as melhores ferramentas. Agradeço e parabenizo aos instrutores: Raissa e Bruno Augusto, e em conjunto com a coordenação, Daniela, Liziane e Jaqueline que trabalharam juntas para aplicar os conteúdos, de forma interativa, fazendo com que as horas de aula/trabalho passem muito rápido e sejam produtivas, abrangentes e incríveis. O encerramento de um dos módulos com a entrevista do presidente do SPRLEM, Cícero José Teixeira e a vice-presidente da Faeb, Carminha Missio, pode ser definido como palavras de grande incentivo, um relato de quem vive no mundo agro e que são ricos de tantas experiências e conhecimento vindo diretamente para nós”, falou a jovem aprendiz, Jôany Silva Barros.
“Gostei bastante do módulo novo, e também do método aplicado para continuarmos nossa capacitação. Todos nós tivemos que nos adaptar, mas foi uma experiência nova que deu muito certo. A oportunidade de ouvir os produtores, através da dinâmica foi ótima. Concordo plenamente com o que os entrevistados falaram e também dos conselhos dados a nós jovens aprendizes, que irei levar para a vida toda, eu particularmente não sei o que eu pretendo ser futuramente ainda, mas espero me adaptar, fazer mais além da minha obrigação e buscar o envolvimento no agro”, disse o jovem aprendiz, Lucas Santos dos anjos.
“No módulo que encerramos, podemos ver sobre a receita, a despesa e os investimentos, fatores determinantes para a produção (recursos que são necessários para que haja a produção) além da importância da mão de obra durante todo o ano. Trabalhar esse módulo foi muito bom pois conhecemos a estrutura de uma empresa, o que vem agregar bastante aos nossos conhecimentos”, destacou a jovem aprendiz, Samay Ferreira da Silva.
“O curso tem sido muito importante para nós, desde que iniciamos tenho aprendido bastante. O módulo que encerramos, ministrado pelo instrutor Bruno, foi um dos modelos que mais me chamou atenção, até porque tinham informações que nunca ouvi falar e não sabia. Foi muito bom e na oportunidade, agradeço ao Senar e as empresas parcerias por nos proporcionarem a oportunidade de participar desse curso, e agradeço também a todos os profissionais que estão nos incentivando a cada módulo. Obrigada!”, falou a jovem aprendiz, Aline Maria da Silva Soares.
Fonte: ASCOM SPRLEM