O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) lançou o Programa de Residência Agropecuária. A iniciativa busca capacitar profissionais recém-formados em Ciências Agrárias para atuar diretamente com os produtores atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). O período de inscrições vai até o dia 26 de setembro.

A proposta do programa é oferecer uma vivência estruturada que combina teoria, prática e acompanhamento especializado para ampliar a eficiência e o impacto da ATeG em todo o país.

Luana Frossard, coordenadora de projetos da Diretoria de ATeG do Senar, explica que a demanda por técnicos qualificados para atender produtores rurais é crescente, e tem sido um dos maiores desafios da Assistência Técnica e Gerencial.

“Nem sempre é fácil encontrar profissionais de Ciências Agrárias com experiência prática no campo, que sejam capazes de aliar conhecimento técnico à habilidade de compreender e atender às especificidades de cada propriedade rural”, disse.

Segundo ela, o grande objetivo do programa é preparar novos profissionais para o campo e fortalecer a rede de assistência técnica por meio de uma experiência prática. “Queremos promover qualificação e contribuir para a continuidade da inovação no setor agropecuário”, afirmou.

Programa – O Residência Agropecuária é destinado a profissionais com até dois anos de formados e tem duração de até seis meses, com carga horária de 40 horas semanais em atividades da ATeG.

Ao todo, serão selecionados 200 residentes em 21 Administrações Regionais do Senar (AC, AL, AM, AP, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PB, PE, PI, RN, RO, RR, SC, SE e TO).

O processo prevê a contratação de 50 residentes de nível técnico e 150 de nível superior em todos os cursos de Ciências Agrárias. Durante o período da residência, os participantes receberão uma bolsa mensal de R$ 2.500,00 (nível superior) ou R$ 1.500,00 (nível técnico), além de seguro de vida.

A vivência permite acompanhar todas as etapas da metodologia da ATeG, como diagnóstico produtivo individualizado; planejamento estratégico da propriedade; adequação tecnológica e gerencial; capacitação complementar dos produtores e avaliação de resultados.

Impacto – O Senar busca atender duas frentes importantes: profissionais mais preparados e alinhados às demandas do campo e apoio qualificado aos produtores rurais, que terão técnicos mais capacitados para melhorar a gestão e a produtividade de suas propriedades à disposição.

Inscrições abertas para a Bahia

Os interessados devem acessar o site do Instituto CNA neste link: https://cnabrasil.selecao.net.br/informacoes/41/