Participantes do programa Jovem Aprendiz do Senar Bahia, funcionários de onze empresas e produtores rurais, deram início a um projeto de reflorestamento no município de Ibicoara, colaborando, assim, para o trabalho já desenvolvido pelos produtores e a comunidade da região. Inicialmente foram plantadas cinquenta mudas das espécies Ipê amarelo, ipê roxo, angico, umbaúba, cedro mogno, jatobá, pata de vaca e pitomba.
Para Rafael Cardoso de Oliveira, de 19 anos, “as árvores são muito importantes tanto para nossas vidas como para o equilíbrio da natureza. Reflorestar é uma atitude simples e que pode ser feita por qualquer pessoa. Uma árvore adulta pode trazer diversos benefícios para o ambiente, tais como: recuperação e restauração da capacidade produtiva do solo, conservação e absorção da água, obtenção de oxigênio e preservação da biodiversidade de modo geral”.
A Jovem Aprendiz, Poliana Ferreira Barbosa, tem 21 anos, e afirmou que “o plantio de árvores nativas na região é muito importante, principalmente para evitar erosões que levam terra e areia para os rios deixando-os cada vez mais rasos, na falta de copas de árvores as chuvas podem acabar levando sementes que poderiam germinar naturalmente na natureza, deixando o solo sem vegetação. Algo muito ruim, pois o solo fica sem raízes, não absorve água e pode até secar os lençóis freáticos”.
Fonte: Ascom Sistema FAEB